sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Edu Dracena

Nascido em Dracena, no interior de São Paulo, no dia 18 de maio de 1981, Eduardo Luiz Abonízio de Souza iniciou sua carreira de jogador no Guarani, em 1995, com apenas 13 anos.
Após passar pelas categorias de base, estreiou no profissional aos 17 anos (em 1999) contra a Matonense, em derrota por 2 a 1. Do Guarani, Dracena teve passagem rápida pelo Olympiacos da Grécia, onde teve dificuldades com a língua. Voltou ao Brasil em 2002, para o mesmo Guarani e, por indicação do Wanderlei Luxemburgo, foi contratado pelo Cruzeiro em fevereiro de 2003.
No clube mineiro, conquistou três vezes o Campeonato Mineiro, em 2003, 2004 e 2006, a Copa do Brasil em 2003 e o Campeonato Brasileiro de 2003. Dois anos depois, sofreu séria contusão na partida final do Campeonato Mineiro contra o Ipatinga. Além de um vice-campeonato, Dracena sofreu com a contusão, que o deixou por quase sete meses afastado dos gramados.
Em agosto de 2006, tranferiu-se para o Fenerbahçe da Turquia, onde permaneceu por três anos e conquistou o Campeonato Turco de 2007. Pela Seleção Brasileira de futebol, integrou o grupo na Copa das Confederações de 2003.
Em 2009, rescindiu o contrato com o clube turco e recebeu várias propostas de clubes europeus (Edu Dracena tem cidadania italiana), porém, a sua vontade de atuar no Brasil foi maior e decidiu jogar pelo Santos.
Após fazer um excelente Campeonato Paulista em 2010 pelo Santos (onde foi campeão contra o Santo André), foi eleito pela FPF (Federação Paulista de Futebol) o melhor zagueiro do torneio, além de estar na seleção do Paulistão 2011.
Atualmente ele é o capitão da equipe do Santos, onde se marcou por ter marcado o gol do título da Copa do Brasil de 2010. No Peixe, Edu Dracena levantou a Taça de Campeão Paulista duas vezes (em 2010 e em dessa vez contra o Corinthians), além da Taça da Copa do Brasil.
Apesar do gol do título da Copa do Brasil e o bicampeonato paulista, Edu Dracena foi por um bom tempo alvo de criticas da torcida alvinegra pelos vários gols sofridos pela equipe, com a chegada de Muricy (que acertou o sistema defensivo) o capitão juntamente de seu companheiro Durval voltou a atuar em alo nível voltando a alegrar os torcedores do peixe

Nenhum comentário:

Postar um comentário