Marcos dos Santos Assunção, mais conhecido como Marcos Assunção (Caieiras, 25 de julho de 1976), é um futebolista brasileiro que atua como volante. Atualmente, joga pelo Palmeiras.
Índice [mostrar]
[editar]Carreira
O jogador iniciou sua carreira atuando pelas categorias de base do Rio Branco de Americana, quando tinha apenas dezesseis anos de idade. Habilidoso e dono de um forte chute, Marcos pouco ficou no Rio Branco, e aos dezoito, foi chamado para defender o Santos, seu primeiro clube como profissional.
Foram dois anos atuando pelo Santos, clube que acabou o projetando nacionalmente, e oferecendo a primeira chance de Marcos como jogador da Seleção Brasileira, mas em 1998, ao fim do Campeonato Paulista, o jogador se transferiu para o Flamengo, que à época era presidido por Kléber Leite.
Já selecionável, Marcos chegou a Gávea com status de revelação, em uma troca que envolveu a ida dele e do atacante Caio (Ribeiro) em troca do lateral esquerdo Athirson e do meia Lúcio. Jogou no meio-campo ao lado de Zé Roberto e, em pouco tempo, muito em virtude dos gols feitos, em sua maioria através de potentes chutes de falta, ganhou a simpatia do torcedor rubro-negro.
Foram, ao todo, nove meses na Gávea. Tempo suficiente para Marcos Assunção eleger a sua passagem pelo Flamengo como uma das mais marcantes da sua carreira, apesar de não ter ganho nenhum título. Marcos retornou ao Santos e posteriormente seguiu para a Roma da Itália, onde jogou ao lado do também ex rubro-negro Aldair, e marcou época conquistando um Campeonato Italiano e uma Supercopa da Itália.
Depois da Roma, Marcos se transferiu para o Betis, onde ficou até 2007 e fez história com suas cobranças de falta magníficas.
Após 5 anos, se transferiu para os Emirados Árabes para defender o Al-Ahli. Dentro do próprio país árabe, porém, Marcos Assunção mudou de clube em meados de 2008, quando foi para o Al Shabab.
Em setembro de 2009, Marcos Assunção volta ao seu país natal para defender o Grêmio Barueri [1].
[editar]Palmeiras
Em 2010, Marcos Assunção foi contratado pelo Palmeiras.[2] Foi decisivo na partida contra o Vitória, pela Copa Sul-Americana de 2010, marcando um gol de falta nos últimos minutos de jogo, garantindo a classificação da equipe alviverde para as oitavas-de-final. Também foi importante no desempenho do Palmeiras no Campeonato Brasileiro. Em 29 de setembro, na Arena Barueri, marcou dois gols de falta contra o Internacional de Porto Alegre, que garantiram a vitória do Palmeiras por 2 a 0.
Por conta da precisão nas cobranças, Assunção vem sendo considerado um dos melhores batedores de falta do futebol brasileiro pela mídia especializada. Antes de suas cobranças, o jogador tem o ritual de deixar a língua de sua chuteira reta e seu meião arrumado. Segundo ele, se não for desta maneira, há uma dificuldade maior para a cobrança, pois a impressão é de que a bola seguirá para fora. Com o ritual feito, ele considera que as chances de gol são maiores. Ao todo, são 17 gols com a camisa alviverde, sendo 13 gols de falta, 2 com bola rolando, 1 de pênalti e 1 olímpico.
Em maio de 2011, Assunção assinou novo contrato com o Palmeiras, válido até o fim de 2012.[3]
Nenhum comentário:
Postar um comentário